Maria Melo
  • Home
  • Bio
  • Contacto
  • Blog
  • shop
  • Home
  • Bio
  • Contacto
  • Blog
  • shop
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

Frágeis, maiores, (i)mortais

Vitória

Pintura a óleo sobre tela em linho e papel cenário 150x100cm
Picture
Picture
Vitória posou para este retrato consciente da sua importância, mãe e esposa dedicada, manteve-se firme perante as dificuldades da vida. Foi no lar que encontrou novas razões para viver, uma nova liberdade e um reconhecimento que a fazem sentir-se feliz. Vitória abraçou este projecto assim como abraça todos os desafios de coração aberto. Fez várias poses, em dias diferentes, tendo o cuidado de vestir a mesma roupa, para me facilitar o trabalho.

João

Pintura a óleo sobre linho em aglomerado de madeira 70x60cm
Picture
Picture
O João teve uma vida atribulada, mas  a deficiência motora nunca o impediu de lutar pelos seus sonhos, trabalhou como administrativo na junta de freguesia e foi para o lar depois de ter sofrido um AVC. O lar é a casa do João, nesta família ele é famoso pelo seu espírito lutador, participa em todas as actividades, mas o que mais gosta é de escrever poemas.  O sentido de humor nunca lhe falta mesmo quando a fala não acompanha o pensamento.

Ermelinda

Pintura a óleo sobre tela em linho 90x75cm
Picture
Picture
A Ermelinda já perdeu uma vista para o câncer, a cicatriz da doença não a demoveu de viver a vida e de participar em todas as brincadeiras que os animadores do lar propõem.
Os seus óculos escuros adaptados e o seu chapéu são a sua imagem de marca. Queria saber se assim ficaria bem no retrato. Olho o reflexo na lente escura, a concentração nos detalhes leva a uma distância emocional que se torna útil e sem a qual não poderia continuar.

Silvério

Pintura a óleo sobre linho e papel de seda em aglomerado de madeira 60x50cm​
Picture
Picture
O Silvério sofre de tremores e tem dificuldade em controlar os movimentos. Durante a pose que demorou cerca de 40 minutos fez um esforço para ficar quieto, queria ficar bem no retrato. Há um desconforto normal em posar, não se está habituado a uma observação tão insistente e persistente. Depois dos primeiros minutos o corpo lá se vai relaxando, a expressão tona-se mais natural, o pensamento voa e o sorriso posto desaparece. 

Palmira, Gabriel e Rui

Pintura a óleo sobre tela em linho e papel de jornal 150x100cm​
Picture
Picture
A Palmira o Gabriel e o Rui ficaram muito desconfiados quando viram uma tela grande coberta de folhas de jornal.
​
O Gabriel que trabalhou em desenho técnico muitos anos não acreditou que no final da sessão já se podia reconhecer no esboço realizado. Ficou fã e não poupa elogios ao quadro. As reacções ao trabalho final são curiosas e é interessante verificar o quanto as pessoas se esforçam para tentar adivinhar a história destes três personagens.  

Isilda

Pintura a óleo sobre linho em aglomerado de madeira 60x50cm
Picture
Picture
Isilda tem um ar e uma postura corporal severa. Perguntam-me se foi professora. Não sei,  mas é sem dúvida uma figura autoritária, usa poucas palavras mas com um sentido de humor inesperado e mordaz. Participa no projecto como em todos os desafios. Vê nisso uma maneira de estar mais próxima dos seus filhos, de lhes mostrar que está bem. 

Alfredo

Pintura a óleo sobre linho e papel de seda em aglomerado de madeira 70x60cm
Picture
Picture
Alfredo é o mais famoso da casa, o seu ar rabugento não afugenta ninguém, diz sempre que não, mas acaba sempre por participar e brilhar em tudo o que faz. Os seus vídeos são virais na Internet e até a TV se rendeu ao seu jeito. É um dos "super heróis" que dá a cara contra a estigmatização da velhice. Mostrou-se reticente quanto a posar para uma pintura, mas como sempre acedeu pedindo apenas para que  fosse rápido.
​Alfredo faleceu em Fevereiro  duma infecção inesperada.


Lurdes e Alfredo

Pintura a óleo sobre tela em linho e tecido com padrão 150x100cm​​
Picture
Picture
“A Lurdes e o Alfredo eram colegas inseparáveis de cadeirão e ai de quem se sentasse num dos seus lugares. Hoje a Lurdes já só guarda o seu e contempla agora o quadro magnífico onde a Maria Melo imortaliza esta situação.“- Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.
​
Aceitaram o convite para posar juntos com alguma relutância, eram ambos viúvos e respeitavam a memória dos seus. Mas a amizade e a cumplicidade que os unia era indisfarçável.

Auziria

Pintura a óleo sobre tela em linho e tecido com padrão 150x100cm​​​
Picture
Picture
Auziria aceitou o meu convite para posar e sentou-se na cama dos amigos de quatro patas Viana e Vadio que logo se juntaram a ela.
As mascotes do lar são parte da casa e fazem o seu trabalho de psicologia acompanhando tudo o que acontece por lá. 
E como se pode ver comportam-se como se entendessem  perfeitamente o que esperamos deles. Ficaram sossegados o tempo necessário para um esboço e algumas fotos. 

Vitória e Helena

Pintura a óleo sobre tela em linho e tecido com padrão 150x100cm​​​​
Picture
Picture
Vitória colocou uma cunha para que a amiga Helena também posasse para um retrato. Depois de várias tentativas ora de pé ora sentadas, lá acalmaram em relaxada conversa.  A cumplicidade é genuína, mas as modelos são experientes na arte de representar, participando em todos os vídeos, eventos e brincadeiras que os animadores Ângelo e Sofia propõem. São conhecidas por milhares de pessoas, aparecem na TV com frequência e gostam de dar a cara pela instituição que as acolheu.

Piedade

Pintura a óleo sobre linho e papel de seda em aglomerado de madeira 70x60cm​
Picture
Picture
A Piedade acedeu ao meu convite e lá se foi colocando na posição exigida.  Os colegas iam dando dicas e no final da pose todos queriam ver se já dava para ver quem era a figura.
​
Todos no centro acolhem este projecto com um interesse  genuíno. Não é o primeiro projecto, dão a cara para mostrar a realidade em muitos outros projectos e por isso são inspiradores.  Tratam a velhice pelo nome, sem receios ou vergonhas, e sempre, sempre com a dignidade que lhe é devida.

Anunciação

Pintura a óleo sobre tela em linho e tecido com padrão 150x100cm​​​​​
Picture
Picture
Anunciação fez uma pausa no seu trabalho de renda para posar, estava uma tarde quente e depois de várias tentativas e poses sentou-se para uma merecida pausa, olhou para mim, levantando ligeiramente o sobrolho e ficou assim por algum tempo.
Nesse dia a maior parte do grupo estava fora, participavam numa conferência em Viseu, por isso não tínhamos a habitual assistência. Anunciação posou com muita paciência e naturalidade.

© maria melo 2019