disconnected
Mais do que retrato....poesia - junho 2016
O tema deste projeto tem por base o Retrato. Neste género de representação artística cabe uma complexa diversidade de obras, cuja qualidade estética tem perdurado no tempo. Não deve haver artista ou movimento artístico que não o tenha tido em conta e, por mais que a história da arte ora o louve, ora o menospreze, os artistas continuam a interessar-se por ele reinventando-o a cada trabalho. Em Rembrandt, a luz e a sombra são obsessiva e narcisicamente exploradas, e tal é a exuberância da sua técnica que a pele, a expressão ou sentimento do retratado ainda hoje, volvidos três séculos, nos impressionam. Parece que na pintura como na vida, nada se perde, tudo se transforma! E se a vida é um desafio, a pintura do retrato também o é, pois exige-se que a alma esteja presente e faça o milagre de fazer viver eternamente o retratado. E, porque a poesia se faz com a massa que a vida nos dá, de emoções e sensações traduzidas em parcas palavras cuidadosamente arrumadas em rimas, é preciso que a pintura do retrato, neste projeto, seja tratada com o mesmo cuidado e sinceridade. Optou-se por usar os modelos da casa, jovens, rebeldes e genuínos. Deixar que fossem eles mesmos e esperar o momento certo para captar o seu jeito de ser e estar. A técnica aplicada de forma assertiva e rigorosa faz com que cada detalhe a cada pincelada contribua para a harmonia da imagem. Procurou-se que a luz que modela a figura fosse algo etérea, lívida até, que a modelação fosse subtil e precisa e que não houvesse elementos desnecessários na composição, que o ritmo fosse marcado pelo contraste de luz e sombra e por apontamentos de cor. Como suporte foi escolhido linho pela delicadeza do tom e da textura que proporciona uma base perfeita para a modelação da figura. Neste caso, foi aproveitado como o tom mais claro proporcionando uma economia de meios que se coaduna com os objetivos do projeto. E agora, o que diz o retrato do retratado? Tal como num belo poema, a mensagem também depende de quem a lê... |
|